ano está só começando, mas já temos alguns indicativos para o mercado imobiliário em 2024.
Que este setor é um ecossistema dinâmico, constantemente influenciado por mudanças econômicas, tecnológicas e sociais, nós já sabemos, mas o que esperar deste novo ano?
De acordo com especialistas, algumas frentes terão destaque, como o crescimento do mercado das casas populares, motivados pelo cenário econômico atual, maiores concessões de créditos e principalmente a elevação do ranking do Brasil, frente à outros países.
Embora isso seja algo previsível, basta analisar o comportamento do mercado dos últimos 5 anos, precisamos estar atentos às novas formas que poderão criar experiências imersivas e corroborar para um crescimento ainda maior.
Experiências Virtuais

O avanço tecnológico está em todas as partes, principalmente no mercado imobiliário, onde já é possível uma completa imersão em imóveis e plantas virtuais, que permitem o cliente visualizar toda a obra, sem mesmo ela ter sido iniciada, favorecendo a personalização e estimulando a compra.
Além disso, o crescimento de adeptos às redes sociais, faz com que cada vez mais, possamos segmentar e propagar as possibilidades de imóveis, sejam para moradia, ou para investimento.
Outro ponto relevante é sustentabilidade, que ganha um novo olhar.
Obras Ecoeficiêntes
Aquecimento global e catástrofes naturais mobilizaram as grandes incorporadoras e construtoras à direcionarem seus esforços para práticas sustentáveis e ecoeficiêntes, aumentando a demanda por tecnologias verdes, como sistemas de energia solar, isolamento térmico e materiais eco-friendly, impulsionando o mercado e preservando ou retardando os efeitos climáticos.
Quando abordamos a eficiência ecológica, também colocamos em pauta a qualidade de vida das pessoas, pensando de forma sistêmica na mobilidade urbana, desempenhando um papel crucial no planejamento das obras.
Tal abordagem, permite a criação de espaços multifuncionais, que além de flexíveis, otimizam a utilização dos espaços, favorecendo a elevação da qualidade de vida.
Agilidade digital
A inteligência artificial, biometria facial, contratos virtuais e outros elementos que favorecem o mercado, proporcionando maior agilidade, também serão a bola da vez.
Obviamente que a inserção destes elementos irão além das transações comerciais e começam a ganhar destaque nas automações residenciais, com opções populares e democráticas, como luzes com sensores de presença, interligação com secretárias eletrônicas e espelhos que mostram a temperatura e os principais compromissos do dia.
Estas expectativas são na verdade uma realidade muito esperada e tornam este ano, um verdadeiro marco na democratização das residências com benefícios, que antes pareciam ser apenas para os astros das telas.
Construções como o Don Bellone em São João do Meriti que será lançado este ano pela a Atual Engenharia , já apresentam alguns destes conceitos inovadores, permitindo a elevação social daqueles que buscam a sua primeira residência e com valores realmente atrativos.
E aí, quais suas expectativas para o setor?






